Mariana Nobre da Cunha , Isis de Souza Rodrigues , Thaís Spínola Afonseca
Graduandas no curso de Licenciatura em Ed. Artística – UFRJ e orientandas na pesquisa “Alunos de ensino básico e artes visuais na escola: seus discursos, valores e orientação ética” e coordenada por Andrea Penteado
Eixo temático: Currículo Escolar, Cultura, Gestão, Organização do trabalho pedagógico
Resumo
Neste artigo apresentamos metodologia desenvolvida para a coleta de informações em grupos focais através do uso de imagens.Realizamos uma reflexão sobre as problematizações e acordos necessários para defini-las. Tal trabalho, faz parte da pesquisa intitulada “Alunos de ensino básico e artes visuais na escola: seus discursos, valores e orientação ética”, da Faculdade de Educação (UFRJ), que tem o objetivo de investigar a possibilidade da inclusão do discurso de alunos de ensino básico na formação do currículo da disciplina de artes visuais. Nossa base teórica é a teoria da Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca; além dos trabalhos de Rosaline Barboure e George Gaskell, sobre grupos focais.
Palavras-chave: imagens, debate, argumentação
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