14/03/2013

Tapetes de areia


Escola Alemã Corcovado - Rio de Janeiro
5º série do ensino fundamental - Turma 6C1, 28 alunos
1º Semestre de 2005
Professora Andrea Penteado de Menezes
Introdução


     Em 26 de maio de 2005, o jornal “O Globo” divulgou em matéria um concurso de tapetes de areia que estaria ocorrendo dia 28 daquele mês, Domingo, em Copacabana, promovido pelo governo de estado do Rio de Janeiro, em comemoração ao feriado de Corpus Christi.

     Foi uma boa oportunidade para trabalhar com os alunos uma tradição cultural brasileira. Desse modo, naquele mesmo dia, lemos a reportagem em sala, onde eu pretendia incentivar os alunos a comparecer na praia, no domingo, para verem as imagens construídas com areia colorida por artistas populares da região.
     Para minha surpresa, a maioria deles nunca havia visto um tapete de areia, já que na metrópole não se cultiva mais o hábito de se assistir à procissão desse feriado. Apenas dois ou três que têm por hábito viajar para o interior, sabiam do que se tratava o tapete.
        Desse modo, decidi que poderíamos desenvolver um projeto de construção de um grande tapete de areia colorida que seria exposto na festa anula da escola. As crianças logo aprovaram a idéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após avaliação do moderador