14/03/2013

Desenho: muito além do contorno


Instituição: Colégio Sagrado Coração de Maria – Rio de Janeiro
Disciplina: Arte
Série: 5ªs séries do ensino fundamental – Segundo Ciclo
Professora: Andréa Penteado De Menezes
Período de realização: março/abril de 2005

Justificativa

        O Plano de Aulas da Escola Sagrado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, prevê em seus Conteúdos Específicos o desenvolvimento da capacidade de síntese do aluno nas linguagens da arte. Especificamente para as 5ªs séries o programa sugere atividades de representação bidimensional que busquem aprimorar a percepção e expressão das relações entre forma/fundo, ocupação espacial, textura e linhas no desenho.
     Desse modo, iniciamos o ano letivo solicitando aos alunos que fizessem um desenho com motivos mitológicos. A consigna dessa atividade, denominada AT-9, foi desenvolvida e estudada por Yves Durand e tem por objetivo, em estudos de representação do imaginário, oferecer um quadro inicial da compreensão mítica que o indivíduo tem de si mesmo. O trabalho, portanto, serve de base diagnóstica que permite, por um lado observar pistas sobre os temas e assuntos que interessam à classe e, por outro, demonstrar a maturidade do desenho da turma. Em nosso caso, nos detivemos em uma análise dos elementos estéticos contidos nos desenhos, já que nossa preocupação era identificar o domínio que os alunos já tinham dessa linguagem.
         Para a análise, propusemos a classificação dos desenhos a partir de cinco categorias que correspondem ao programa sugerido pela escola: Presença de Linha de Chão, Ocupação Espacial, Organização Espacial, Linha e Textura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após avaliação do moderador