14/03/2013

O desenho infantil no discurso de alunos de graduação em Licenciatura em Artes Visuais


Andrea Penteado (De Menezes), doutora em Educação pela UFRJ, trabalha no Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da UFRJ, onde leciona Didática das Artes Visuais e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Artes Visuais.
andrea.penteado@terra.com.br

Eixo temático: Arte, Educação e contemporaneidade

Resumo

          Apresentamos resultados parciais de pesquisa em andamento na qual visamos investigar meios de contribuição de alunos de graduação em licenciatura na formulação dos currículos das disciplinas de formação pedagógica didática e prática de ensino e estágio supervisionado, tendo por principal referencial teórico a Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca.
          A pesquisa está sendo aplicada a estudantes de licenciatura em artes visuais da UFRJ, através da formação grupos focais que debatem acerca do objeto de conhecimento das artes visuais.
          Nesse artigo, analisamos o debate dos alunos acerca de uma imagem de desenho infantil, tema imprescindível às suas formações. 

Palavras-Chave: Teoria da Argumentação, Currículo, Formação de Professores.



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