16/03/2013

Ético é discutir ética: Pensando as possibilidades de introduzir os alunos nos debates que organizam as instituições escolares

Andrea Penteado
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Didática, Metodologia e Prática de Ensino das Artes Visuais da Faculdade de Educação da UFRJ

Introdução

          Dentre as questões que envolvem o amplo tema da ética na educação, tenho refletido especialmente sobre as várias discussões que ocorrem dentro da cultura escolar e que compõem, entre outras coisas, textos e narrativas, mais ou menos oficiais, que resultam em prescrições que regulam e regem este espaço social.
          Tenho me reportado à filosofia e ao campo do currículo para pensar modos de tornar possível a inserção dos estudantes nos debates escolares e neste processo tenho investido na hipótese de que seria positivo incentivar, de modo cada vez mais explícito e legitimado, a participação dos discentes nas normatizações que a escola propõe. Ao tentar alinhar essa preocupação com questão da ética dentro do ambiente escolar, baseio meus estudos filosóficos nas propostas apresentadas por Oliveira (1998) e nas formulações sobre uma Nova Retórica para contemporaneidade pensadas por Perelman & Olbrechts-Tyteca (2002). Considero, também, o campo dos estudos do currículo apoiando-me em Goodson (1995) e Forquin (1992) para compreender algumas configurações sócio-historicas da cultura escolar que hoje conhecemos e alguns dos processos, igualmente históricos, que têm legitimado tendências prescritivas e normativas em suas orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após avaliação do moderador