04/03/2014

Músicas com Licença Livre & Tutorial

Muitas vezes quando filmamos algum material nós sentimos a necessidade de fazer algumas pequenas alterações e adições, chamamos isso de Edição. Um dos dois processos mais comuns de edição são os cortes, onde nós tiramos alguns pedaços do vídeo, e arrumamos os outros pedaços na maneira que melhor expressa a mensagem que queremos transmitir. O outro processo é a trilha sonora. A música correta pode ajudar muito ou até carregar todo o clima da produção audiovisual, muitos até afirmam que filmes de terror quando assistidos sem som deixam de ser assustadores.
Violin por Julia. Fonte.

É uma prática comum adicionar músicas em produções amadoras no próprio computador de casa antes de publicá-las na internet. Mas no presente momento existem leis que proíbem o uso de certas canções caso você não pague os direitos autorais. Sabe a música "Parabéns pra Você"? Pois ela atualmente está sob o domínio da AOL Time Warner e rende para a mesma cerca de 2 milhões de dólares por ano. Toda vez que você vê um brinquedo ou cartão que toca a música ou mesmo quando ela é cantada num filme ou seriado alguma quantia foi paga para a empresa. Tecnicamente não se pode nem cantar ela num vídeo no aniversário de um parente e colocá-la no youtube.

As penalidades são variadas: Você até pode não receber nenhuma notificação porque seu vídeo foi pouco visto e não chamou a atenção de alguém fiscalizando esse tipo de material; Mas em outros casos, como por exemplo no youtube, é frequente o áudio ser removido do vídeo junto com um aviso dizendo que caso você use novamente alguma música que pertença a terceiros sua conta será excluída. Ou até mesmo você pode ser convocado a comparecer num tribunal!

É raro a situação chegar nesses extremos com pequenos vídeos amadores feitos em casa, mas é importante prevenir. Principalmente se você espera que seu vídeo seja visto por muitas pessoas um dia. Uma saída é usar músicas de domínio público, existem excelentes músicas de domínio público sendo usadas até mesmo em grandes produções. Já perceberam que “A Dança da Fada Açucarada” toca em quase todos os filmes e especiais de Natal? E quantas vezes “Tocatta e Fuga emRé menor” tocou em alguma cena de horror? Isso por que os estúdios nem sempre querem contratar um músico pra compor uma música tema, eles usam alguma peça clássica que esteja em domínio público.

Exemplos de filmes que usaram Tocatta e Fuga em Ré menor: Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1931)/ The Black Cat (1934)/ Fantasia (1940)/ 20.000 Leagues Under the Sea (1954)/ The Phantom of the Opera (1962)

Mas isso também não significa que você pode pegar qualquer performance dessas músicas e colocar na edição do seu vídeo. Porque você ainda teria que conseguir permissão daquela versão com o artista ou estúdio que gravou. Existem gravações de performances que estão em domínio público, mas elas são difíceis de se achar.

A essa altura eu aposto que você simplesmente quer saber onde se pode pegar um arquivo de música em mp3 e colocar logo no seu vídeo. Bom, um excelente sítio virtual pra achar esse tipo de material é o incompetech.com indo link abaixo você pode pesquisar músicas grátis. Não vai ser preciso pagar os royalties aos músicos, porque eles disponibilizaram o trabalho para ser usado gratuitamente.

http://incompetech.com/music/royalty-free/

Eis como o funciona:

Depois que você selecionar o método de pesquisa algumas opções vão aparecer como na imagem abaixo.

Você pode conferir o título da música e informações. Clicando no triângulo dentro do quadrado verde você "dá play" e pode ouvir a música antes de baixá-la. O quadrado dentro do quadrado vermelho para a execução da música. No retângulo azul claro escrito more (Mais) você confere mais informações sobre a música. E para baixar o arquivo em mp3 é só clicar no retângulo azul escuro escrito Download.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após avaliação do moderador