26/04/2014

Programa Mais Educação como Política de Educação Integral para a Qualidade.




Andrea Penteado
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
     

Neste artigo trazemos a contribuição da teoria da Nova Retórica para examinar discursos acerca do Programa Mais Educação proposto como modelo de educação integral para o ensino básico pelo Governo Federal. Tal programa tem defendido que a educação integral é um dos caminhos traçados pelas políticas públicas para atingir metas de uma educação de qualidade. Adotamos o índice proposto por Cavaliere, pelo qual a educação integral deve ser observada a partir do incremento que proporciona às práticas pedagógicas escolares.   Concluímos que o programa tem servido melhor a uma estratégia de reforço escolar do que às melhorias pedagógicas dentro da escola e pode ser impeditivo do aprofundamento dos debates acerca de educação integral e de qualidade.
                                                VEJA O ARTIGO COMPLETO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após avaliação do moderador